ok
Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/agromet/public_html/pagina.php:92) in /home/agromet/public_html/sistema/contadorVisitas.php on line 38

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/agromet/public_html/pagina.php:92) in /home/agromet/public_html/sistema/contadorVisitas.php on line 38

sexta, 29 de maio de 2020

AgrometABC - Base Agrometeorológica para subsidiar a precisão na agricultura e suporte ao crédito agrícola



O que é AgroMet-ABC?

Justificativa

Os efeitos dos fatores atmosféricos podem acarretar perdas e comprometer safras agrícolas. A condição de tempo e clima, muitas vezes limita a expressão do potencial genético de muitas culturas. As cadeias produtivas agropecuárias têm intensificado as buscas por informações agrometeorológicas que possam subsidiar o planejamento dos cultivos. Ao considerar os compromissos assumidos pelo Brasil na COP15, onde voluntariamente se comprometeu a reduzir o desflorestamento na Amazônia, estão sendo restringidas as fronteiras do agronegócio, ou melhor, exigindo que o setor produtivo aponte indicadores de economia de Baixo Carbono. Mas para atingir maior eficiência e eficácia nas áreas agricultáveis é necessário que haja o conhecimento prévio das potencialidades e vulnerabilidades das condições agrometeorológicas para reduzir as incertezas durante os cultivos.

Avaliações de variabilidade da produção são, portanto, necessários para fornecer aos tomadores de decisão informações capazes de subsidiar o planejamento e reduzir os impactos negativos em condições adversas e, principalmente em cenários de mudanças climáticas.

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) utilizando informações sobre a dinâmica da atmosfera, variações na terra, nos oceanos e na criosfera apontaram aumentos substanciais nas concentrações de gases do efeito estufa (GEE). Esses gases (CO2, CH4 e NO2) promovem alterações em outros fatores físicos que influenciam a vida na Terra, principalmente como acidificação dos oceanos, derretimento das calotas polares, aumento da temperatura e alterações hidrológicas (IPCC, 2013). De acordo com Malhi et al. (2008) a região amazônica pode ser uma das regiões mais afetadas pela mudança do clima (MARENGO et al., 2011) com impactos na hidrologia e na biodiversidade.