Foto: Talita Baena

 A Fazenda Taperinha, em Santarém, região do Oeste Paraense tem tradição em produção de ciência. Relatos históricos apontam o local como sendo detentor da primeira estação meteorológica de toda Amazônia.

De acordo com informações da Prefeitura de Santarém, a fazenda pertenceu ao Barão de Santarém, Antônio Pinto Guimarães, em até meados do século XIX, e ganhou destaque na região após a sociedade com o imigrante americano Romulus J. Rhome. Possuía engenhos de cana-de-açúcar, com moinhos movidos a vapor, um grande avanço tecnológico e novidade na época na região. Historicamente, atribui-se à Taperinha a construção do primeiro barco a vapor na Amazônia, que recebeu o mesmo nome da Fazenda.

Berço da pesquisa meteorológica na Amazônia - Ainda de acordo com os relatos locais, após a morte do Barão de Santarém, ocorrida em 1882, a propriedade foi adquirida pelo cientista alemão Godofredo Hagmann. No ano de 1917, acompanhado de sua esposa Júlia Hagmann instalou a primeira estação meteorológica da Amazônia, cujo funcionamento se estendeu até a década de 70, já então administrada pela filha Erica.

O projeto Agromet resgata essa história a partir da revitalização e modernização do monitoramento metereológico. A história conta que a primeira estação foi montada no intuito de sanar ou minizar as perdas agrícolas do início do século XX, decorrentes das frequentes enchentes nos rios que banham a mesorregião do Baixo Amazonas.

Nesta nova etapa, avaliam os coordenadores do Agromet, o local resgata sua vocação de auxílio às atividades agropecuárias e a produção acadêmica e científica, com função didático-pedagógica e apoio aos tomadores de decisão, a partir do fornecimento de base de dados capazes de subsidiar o planejamento e reduzir os impactos negativos em condições adversas e, principalmente em cenários de mudanças climáticas.

 

Foto: Talita Baena

Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/48002497/parceria-resgata-estacao-meteorologica-centenaria-na-amazonia

Colaboração: Talita Baena (MTb 1991-PA)
Ascom Ufopa e doutoranda em Ciências Ambientais

Kélem Cabral (MTb 1981/PA)
Embrapa Amazônia Oriental

Contatos para a imprensa
amazonia-oriental.imprensa@embrapa.br
Telefone: (91) 3204-1099

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/